quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ai Weiwei criará em Berlim obra dedicada a imigrantes

By Jornal do Comercio Recife Pe.

Ele usará coletes salva-vidas deixados pelas pessoas na ilha grega de Lesbos

Publicado em 03/02/2016, às 10h24

AFP

Ai Wei Wei multiplicou nos últimos meses suas iniciativas para denunciar as políticas europeias que, segundo ele, põem em risco a vida das pessoas que tentam chegar ao seu território / Patrick Kovarik/AFP

Ai Wei Wei multiplicou nos últimos meses suas iniciativas para denunciar as políticas europeias que, segundo ele, põem em risco a vida das pessoas que tentam chegar ao seu território

Patrick Kovarik/AFP

por imigrantes na ilha grega de Lesbos para criar, em Berlim, uma obra dedicada a este êxodo e às suas vítimas - anunciaram autoridades locais, na terça-feira (3/2).
A prefeitura de Lesbos, que se tornou o principal ponto de entrada dos imigrantes na Europa, "doou 14 mil coletes salva-vidas" para este projeto, de acordo com nota divulgada pelo governo local.
"O objetivo da obra é mobilizar a comunidade internacional contra o crime cometido diariamente no mar Egeu pelos traficantes de pessoas", completou o texto.
Os coletes salva-vidas carregados pelos refugiados e imigrantes, que migram em massa para a Europa depois de cruzarem o mar Egeu entre Turquia e Grécia, tornaram-se o símbolo deste êxodo e de seus perigos.
A maioria é fabricada na Turquia e não oferece qualquer proteção em caso de naufrágio.
Nos últimos meses, o artista dissidente chinês multiplicou suas iniciativas para denunciar as políticas europeias que, segundo ele, põem em risco a vida das pessoas que tentam chegar ao seu território.
Em janeiro, ele anunciou sua intenção de criar um memorial em Lesbos, em homenagem àqueles que se afogaram durante a travessia.
Segundo as últimas estatísticas publicadas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), 272 pessoas faleceram no mar Egeu somente em janeiro de 2016.
Nesta terça-feira (2/2), nove imigrantes, entre eles dois recém-nascidos, morreram afogados perto da costa turca, quando tentavam chegar à Grécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração