Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Museu Olho Latino participa de exposição em La Paz, Bolívia


Por: Assessoria de Imprensa Museu Olho Latino

Estampa 2010 - Intercâmbio Cultural Bolívia - Brasil é o título da mostra de gravuras do grupo Olho Latino com artistas bolivianos, que acontece de 11 a 24 de outubro, na Sala de Exposição da Faculdade de Arquitetura da Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), em La Paz, Bolívia.

O início desse intercâmbio aconteceu há18 anos, na ocasião da primeira mostra de gravura latino-americana realizada, pelo Centro de Promoción del Arte y la Cultura - CPAC - na Casa de Cultura de La Paz. Na época, a mostra contou com parte da coleção pessoal de gravuras de Paulo Cheida Sans.

Anos se passaram e hoje, com a fundação do Museu Olho Latino, sediado em Atibaia, no interior de São Paulo, o intercâmbio revive novamente com o prof. Dr. Paulo Cheida Sans e com a artista boliviana, Paola Rozo, que também participou da organização da mostra realizada em La Paz em 1992. O contato a favor da valorização da arte da gravura dos dois países está a cargo, no Brasil, do Museu Olho Latino, e na Bolívia, do Colectivo de Grabado Boliviano.

Para a mostra, os dois grupos de artistas apresentam gravuras em várias técnicas, como xilogravura, linogravura, serigrafia e gravura em metal. A temática é variada e o conjunto das gravuras revela uma poética de valorização da natureza e da vida.

O grupo de arte brasileiro faz parte do setor de arte-educação do Museu Olho Latino, com sede de exposições. A primeira mostra do grupo foi realizada na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. A partir daí, o grupo já expôs em mais de 60 mostras realizadas em várias cidades do Brasil, entre elas, São Paulo, Recife, Curitiba, Piracicaba e Campinas, e até mesmo em Lima, Peru.

O grupo Olho Latino também atua no caráter experimental, sendo ele o principal foco gerador da Bienal do Esquisito, iniciada em 2001. Entre as mostras deste grupo destaca-se também a "Parábolas para o Século XXIII", realizada na Capela do Morumbi em São Paulo.

Representam o grupo Olho Latino na mostra em La Paz 15 artistas residentes em Campinas, Atibaia e região, sendo a maioria ex-alunos da PUC-Campinas, licenciados no extinto curso de Educação Artística, nas décadas de 1980 e 90. São artistas com currículos expressivos, alguns possuem pós-graduação, participaram em mostras no exterior e já receberam premiações em salões de arte.

A Bolívia está representada na mostra pelo Colectivo de Grabado Boliviano que conta com a participação de 14 artistas, todos também com currículos expressivos. Entre os destaques está o artista premiadíssimo Alejandro Salazar, um dos mais importantes desenhistas de humor da Imprensa da América Latina. No Brasil, Salazar representou seu país em várias mostras, como na II Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre, RS, em 1999. Outro destaque é a participação de Paola Rozo, artista e agente cultural que residiu no Brasil alguns anos da década de 90, época em que expôs várias vezes no país. Depois mudou-se para a Holanda, onde concluiu a pós-graduação em Artes. Atualmente reside em La Paz.

Participam da mostra, representando o Brasil, os seguintes artistas: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Euclides Sandoval, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Rosmary Silva, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira, Yoonjee Geem, Young Koh. Representam a Bolívia, os seguintes gravadores: Alejandro Salazar, Ana Barroso Calle, David Vargas, Diego Romay Salinas, Juan Ignacio Revollo, Leonel Jurado, Marco Guzman, Norka Paz Rodo, Oscar Velasquez, Paola Guardia Arzabe, Paola Rozo, Pablo Ruiz, Rafael Maldonado, Veronica Perez Sesano.
A mostra está aberta à visitação até 24 de outubro na Sala de Exposição da Faculdade de Arquitetura - UMSA - Av. Villazón, 1995 - Monoblock Central - La Paz, Bolívia.

Serviço:
Exposição: Estampa 2010 - Bolívia - Brasil.
Período da mostra: 11 a 24 de outubro de 2010.
Expositores:
. Bolívia: Alejandro Salazar, Ana Barroso Calle, David Vargas, Diego Romay Salinas, Juan Ignacio Revollo, Leonel Jurado, Marco Guzman, Norka Paz Rodo, Oscar Velasquez, Paola Guardia Arzabe, Paola Rozo, Pablo Ruiz, Rafael Maldonado, Veronica Perez Sesano.
. Brasil: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Euclides Sandoval, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Rosmary Silva, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira, Yoonjee Geem, Young Koh.
Local: Sala de Exposicão da Faculdade de Arquitetura (ex asilo San Ramón) da Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) - La Paz - Bolívia.
Endereço: Faculdade de Arquitetura - UMSA - Av. Villazón, 1995 - Monoblock Central - La Paz, Bolívia
Realização: Museu Olho Latino e Colectivo de Grabado Boliviano

Compartilhe este texto:

|

Nenhum comentário:

Postar um comentário