Total de visualizações de página

domingo, 11 de abril de 2010

A era virtual - MUSEUS ON LINE


Vá ao museu, sem sair de casa-visite ---------http://eravirtual.org/



Doze museus brasileiros de quatro estados diferentes poderão, agora, ser visitados pela internet de forma gratuita e em condições de alta performance tecnológica. É o projeto ERA Virtual – Museus, que irá reproduzir as exposições dos museus tal qual elas foram montadas.

Além de ampliar o acesso à cultura, a iniciativa abrange aspectos educativos, sociais e turísticos. O lançamento da primeira exposição acontece na segunda quinzena de março de 2010 e traz cinco museus para as telas do computador, sendo eles: o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte/MG, o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul/SC, Casa de Cora Coralina, em Goiás Velho/GO, o Museu Victor Meirelles, em Florianópolis /SC e o Museu do Oratório, em Ouro Preto/MG

Visitações virtuais já são comuns nos principais museus do mundo como o Louvre, em Paris, ou o Museu Egípcio, no Cairo. Porém, a maior parte deles não permite uma navegabilidade contínua, além de apresentar um sistema pesado, que demora muito para carregar. Já o projeto ERA Virtual é mais completo.

Explorando os museus

O objetivo do ERA Virtual é ampliar o alcance sócio-cultural dos museus que fazem parte do projeto, visto que 92% da população brasileira nunca visitou galerias de arte ou museus, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de democratizar o acesso a essas informações de forma gratuita, fornecer um material de qualidade e ainda estimular o turismo cultural.

Todo o percurso pode ser acompanhado por um guia virtual que transmite ao internauta informações sobre o lugar e seu acervo. Intuitivo e de fácil utilização, o projeto ainda será veiculado em inglês, espanhol e francês. A tecnologia não demanda computadores potentes ou com muita memória, o que torna o projeto acessível de qualquer máquina, em qualquer lugar do mundo, gratuitamente.

O projeto custará 720 mil reais e é financiado por intermédio das Leis Federal e Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e incentivado por empresas privadas.

Os museus participantes da primeira fase do projeto ERA Virtual- Museus são:

Lançamentos na segunda quinzena de março:

Museu de Artes e Ofícios - Belo Horizonte / MG
Museu Nacional do Mar - São Francisco do Sul / SC
Casa de Cora Coralina - Goiás / GO
Museu Victor Meirelles - Florianópolis / SC
Museu do Oratório - Ouro Preto / MG


Lançamentos seguintes:

Memorial Tancredo Neves - São João del-Rei / MG
Museu de Ciências Naturais PUC Minas - Belo Horizonte / MG
Museu do Homem do Nordeste - Recife / PE (em fase final de negociação)
Museu Histórico Abílio Barreto – Belo Horizonte / MG
Museu Guimarães Rosa – Cordisburgo / MG
Museu Casa Guignard – Ouro Preto / MG
Museu do Diamante – Diamantina / MG


Fonte: Sinal de Fumaça - A comunicação original

Nenhum comentário:

Postar um comentário