Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Nova biografia de José Saramago editada em Sevilha por Lusa10 Maio 2010


Nova biografia de José Saramago editada em Sevilha
por Lusa10 Maio 2010


As várias facetas do escritor José Saramago, de "obreiro das letras" a "príncipe da literatura", está agora retratada numa biografia cronológica assinada pelo autor espanhol Fernando Gómez Aguilera, apresentada dia 8 em Espanha.


José Saramago - La consistencia de los sueños" foi apresentada da feira do livro de Sevilha, no dia 8, e é o resultado de quatro anos de investigação de Fernando Gómez Aguilera em torno da vida e obra do Nobel da Literatura.
Director da Fundação César Manrique, Fernando Gómez Aguilera foi o responsável pela exposição "A consistência dos sonhos", sobre José Saramago, que esteve patente em Lanzarote em 2007 e no ano seguinte em Lisboa.
A biografia tem mais de 300 páginas e 200 imagens, além de comentários do próprio José Saramago sobre o percurso pessoal e literário, e sobre o compromisso intelectual.
"Saramago mantém uma ideia obreira da literatura, desprovida de mística; para ele escrever é um trabalho como outro qualquer", disse Fernando Gómez Aguilera em entrevista à agência de notícias espanhola EFE.
Mais do que fazer um retrato típico do escritor, Gómez Aguilera quis, como um cartógrafo, fazer "um levantamento dos pontos tipográficos" da "arqueologia literária de Saramago", sem esquecer que ele é "uma das consciências críticas do nosso tempo".
O facto de José Saramago ter ganho maior notoriedade depois de ter recebido o Prémio Nobel, em 1998, sublinhou Fernando Gómez Aguilera, nunca serviu de desculpa "para camuflar as suas obrigações como cidadão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário