terça-feira, 18 de maio de 2010

R$ 13,8 milhões para a cultura da Amazônia

AC, AM, AP e PA vão receber orientações sobre edital
Jovens, artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais de dez cidades dos estados do Amazonas, Acre, Pará e Amapá poderão participar, nesta semana, de oficinas ministradas por representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), nas quais receberão orientações de como concorrer ao edital Microprojetos Mais Cultura para Amazônia Legal. Os projetos poderão ser inscritos até o dia 11 próximo.
No Amazonas, o coordenador da Assessoria Especial da Presidência da Funarte, Xico Chaves, é quem vai estar à frente das oficinas que acontecem na capital do estado, e nos municípios de Parintins, Presidente Figueiredo e Maués. Já os coordenadores da Funarte Marcos Teixeira, Leonel Brum e Mirian Lott vão ministrar as oficinas no Acre, Amapá e Pará, respectivamente. Marcos Teixeira ainda será acompanhado de Keilah Diniz, representante regional do MinC no Acre e Rondônia.
O MinC, por meio do Programa Mais Cultura, vai investir R$ 13,8 milhões nesta ação que visa promover a diversidade cultural da Amazônia Legal por meio do financiamento não-reembolsável de projetos de pessoas entre 17 e 29 anos residentes em regiões ou municípios da Amazônia Legal. A ação é desenvolvida em parceria com a Funarte, Banco da Amazônia (Basa) e governos estaduais da região amazônica.
Essa é a segunda edição do Microprojetos Mais Cultura. A primeira, executada em 2009, financiou 1.200 projetos da região do semiárido com valores entre 1 (um) e 30 salários mínimos. Em 2010, o teto por projeto foi ampliado para 35 salários mínimos, a fim de atender o “custo amazônico”, uma das principais deliberações da II Conferência Nacional de Cultura, realizada no último mês de março, em Brasília. A ampliação de recursos visa amenizar as dificuldades de logística e infraestrutura da região, o que encarece a circulação de bens, serviços e produtos culturais.
Outra novidade do Microprojetos para Amazônia Legal é a possibilidade de inscrição oral de projetos. A medida visa facilitar e democratizar o acesso ao edital. Serão aceitas inscrições gravadas em meio digital ou fica cassete.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 11 de junho de 2010. Podem participar pessoas físicas com idade superior ou igual a 18 anos completos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos socioculturais nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afrobrasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas (ações que não se enquadrem nas áreas anteriores ou que contemplem mais de uma área artística na mesma proposta).
Os projetos devem ser enviados pelo correio para o seguinte endereço:
Programa Mais Cultura - Ação Microprojetos Amazônia Legal, Coordenação de Difusão Cultural da Funarte - Brasília, Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 02, CEP 70.070-350, Brasília, DF.
O edital e formulários para as inscrições estão disponíveis nas páginas eletrônicas do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br), e da Funarte (www.funarte.gov.br).
Confira abaixo as cidades e as datas das oficinas desta semana:
Amazonas
18/05 - Manaus - 14h às 18h - Palacete Provincial
19/05 - Parintins - 9h às 12h - Centro do Idoso de Parintins
20/05 - Presidente Figueiredo - 9h às 12h - Secretaria Municipal de Cultura
21/05 - Maués - 14h às 18h - Sala de Exposição do Museu do Homem do Norte
Acre
18/05 - Xapuri - 14h às 17h - Auditório da Casa Branca
20/05 - Cruzeiro do Sul - 9h às 12h - Centro de Ensino Permanente (Cedup) - Pólo da UNB

Amapá
18/05 - Santana - 15h às 18h - Centro Cultural Língua Solta
19/05 - Tartarugalzinho - 15h às 18h - Auditório da Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho

Pará
19/05 - Rio Maria - 9h às 18h - Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
21/05 - Tucuruí - 9h às 18h - Centro de Convenções de Tucuruí
Tags: edital, Mais Cultura, Minc
Nuvem de Tags
audiovisual bibliotecas Cine Mais Cultura Editais edital Estados Juca Ferreira Mais Cultura microprojetos Microprojetos Mais Cultura Minc ministério da cultura Pernambuco ponto de cultura Pontos de Cultura programadora brasil programa mais cultura São Paulo silvana meireles Vale Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração