Primeiro romance afroamericano foi apresentado como "autobiografia" por preconceito
da Livraria da Folha
Um homem de pele branca, filho de pai branco e mãe negra, dividiu a sociedade norte-americana ao expor ambos os lados da questão racial de forma contundente em sua obra.
Divulgação
Romance afroamericano foi tido como "autobiografia" na época
A "Autobiografia de um Ex-Negro" (8Inverso Editora, 2010), do escritor norte-americano James Weldon Johnson (1871-1938), é um marco da literatura afroamericana, porque experencia o que é ser negro nos Estados Unidos do final do século 19 e início do 20.
O romance foi apresentado como uma autobiografia por conta do preconceito racial que existia na época. O volume de Johnson é tido como o primeiro texto de ficção da literatura afroamericana. Pela primeira vez é publicado em português.
Atual, o livro discute o espaço dos negros e quais atitudes dificultam --ainda hoje-- a plena inserção deles na sociedade. Os apêndices permitem com que o leitor se situe no universo descrito pelo autor.
Poeta, escritor, compositor, diplomata e ativista dos direitos civis dos negros, Johnson foi estudioso da cultura negra tradicional norte-americana. É um dos autores do movimento conhecido como "Harlem Reinassance", nas décadas de 1920 e 1930.
AJUDE O BLOG
COLABORE COM QUALQUER VALOR PARA MANTERMOS ESTE BLOG SÃO 10 ANOS
PIX paulovas@gmail.com ,,,502.644.. cx paulo a c vasconcelos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
SANTIAGO CLATRAVA CUENCA ADRIANA VAREJÃO ANTONIO TAPIES OLIVIERI TOSACANI P VASCON 1.INTRODUÇÃO Arte contemporânea, reunião de uma notável d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário