sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Teatro Projecto do Museu de Marionetas continua após morte de Seara Cardoso

02.11.2010 - Lusa


Produtora garante continuidade no edifício da rua das Flores.
A instalação de um Museu de Marionetas no Porto é um projecto para continuar apesar da morte do seu mentor, João Paulo Seara Cardoso, garantiu hoje à Lusa a produtora da companhia Teatro de Marionetas do Porto. A companhia já investiu na recuperação de parte do edifício, mas ainda não há condições para que seja aberto ao público.
"O projecto não fica em causa. Nem o da companhia, nem o da recuperação do Museu", assegurou Sofia Carvalho, produtora do Teatro de Marionetas do Porto.
A responsável adiantou, no entanto, que a companhia terá de escolher quem ficará a coordenar o resto do projecto do Museu, já que era João Paulo Seara Cardoso, director artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto falecido sexta-feira, "quem estava a tratar dele".
Dois dos quatro pisos do edifício que vai acolher o museu estão já "completamente recuperados" com "dinheiros próprios" da companhia. Falta recuperar a outra metade do prédio da rua das Flores, mas isso é algo que "tem de se ir fazendo aos poucos, porque as receitas próprias da companhia não são nada de extraordinário", sustenta Sofia Carvalho. Adiantou que a Fundação Calouste Gulbenkian "apoiou a montagem de uma oficina de recuperação e a compra de material expositivo", e explicou que os dois pisos do edifício com obras concluídas ficaram apenas disponíveis para visitas pedagógicas.
"Para a abertura ao público ainda não há condições", notou. O projecto para o Museu de Marionetas do Porto, orçado em cerca de 200 mil euros, é da autoria do arquitecto José Gigante e prevê a reabilitação de um edifício de 500 metros quadrados na rua das Flores, no centro histórico do Porto.
Num texto sobre o museu, colocado no seu site, a companhia de Teatro de Marionetas do Porto explica que possui cerca de 1200 peças e sublinha que "a companhia produz dois novos espectáculos por ano, cujas marionetas e objetos cénicos enriquecerão a todo o momento a coleção existente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração