quarta-feira, 24 de março de 2010

Chileno Rivera Leteliercom Prémio Alfaguara


LITERATURA
Chileno Rivera Leteliercom Prémio Alfaguara



Escritor ganhou um dos mais importantes galardões para a língua espanhola com o romance 'El Arte de la Resurrección'.

O escritor chileno Hernán Rivera Letelier venceu ontem, com a obra El Arte de la Resurrección, o Prémio Alfaguara de Romance, considerado um dos mais prestigiados galardões de língua espanhola. O anúncio do vencedor do prémio, no valor de 175 mil dólares (cerca de 129 mil euros), foi feito pelo presidente do júri, o romancista Manuel Vicent, na sede do grupo editorial Santillana, em Madrid.
O romance distinguido desenrola-se no deserto chileno, nas primeiras décadas do século XX, e narra as andanças de um iluminado, o "Cristo de Elqui". O júri elogiou o "alento e a força narrativa" que o romance contém, bem como "a criação de uma geografia pessoal através do humor, do surrealismo e da tragédia".
Poeta, contista e, sobretudo, romancista, Rivera Letelier (nascido em Talca, em 1950) é um dos escritores de maior êxito do seu país. Distinguido por duas vezes com o Prémio do Conselho Nacional do Livro, Rivera Letelier foi mineiro nas salinas do deserto chileno de Atacama, "o mais cabrão do mundo", como ele costuma dizer, e nesse cenário situou vários dos seus romances. Publicou, entre outros, os romances La Reina Isabel Cantaba Rancheras, Himno del Ángel Parado en una Pata, Fatamorgana de Amor con Banda de Música, El Fantasista, Mi Nombre es Malarrosa e La Contadora de Películas.
O romance El Arte de la Resurrección será publicado simultaneamente em Espanha e na América Latina.
Tags: Artes, Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração