sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Projeto “Encontros com a Fotografia”-CE

Gustavo prioriza a fotografia autoral / Foto: Naná Gomes
Obra de Gustavo Moura alcançou reconhecimento nacional

Fotógrafos paraibanos ganham destaque em projeto nacional
Obra de Gustavo Moura alcançou reconhecimento nacional



Por Marcelo Soares

O processo criativo de 40 dos principais fotógrafos contemporâneos brasileiros é o tema do projeto “Encontros com a Fotografia”, realizado em comemoração aos 10 anos da Fédération nationale d’achats des cadres (Fnac) no Brasil. O objetivo do projeto é documentar o trabalho de fotógrafos que já expuseram nas Galerias Fnac espalhadas pelo país e o resultado será mostrado em dois livros e um DVD. Entre os paraibanos selecionados, está o fotografo Gustavo Moura que exibiu seu trabalho entre 2005 e 2006.

Segundo Gustavo, o seu livro “Do Reino Encantado” foi o passaporte para ser chamado a expor na Fnac: “É uma loja tradicional, com um trabalho de exposição de fotografias há dez anos, com 40 artistas. Eu participei por volta de 2005 e 2006, quando a curadora na época, Rosely Nakagawa, viu meu livro ‘Do Reino Encantado’ e me chamou para participar. Fazer parte desse grupo deixa agente muito feliz e gratificado, me senti extremamente honrado.”, comenta.

Com quase 40 anos de atividades profissionais no ramo da fotografia, Gustavo sabe bem a dificuldade de se fazer trabalho autoral no Estado. “Você tem que ter muita dedicação, acreditar muito no que faz, e tem que pensar além da Paraíba. Por que aqui os editais são poucos, então é jogar seu trabalho em outros cantos, e eu tenho feito isso durante os anos. Mantendo contato com o meio e a circulação“, ressalta.

Atualmente, um desses projetos mais autorais do fotografo é “Grãos de Prata”, patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A idéia tem como principal objetivo capacitar habitantes de Pombal, Boqueirão e Coremas para atuar no mercado da fotografia documental e autoral. “Agora em setembro vou viajar para Coremas na segunda parte do projeto, e em Outubro para Pombal”, conta Gustavo. Ele ainda lançará a exposição ”Primeira Luz do Sonho” no Centro Cultural da Justiça do Rio de Janeiro, no próximo dia 22 de Outubro, ficando exposta até janeiro.
Gustavo prioriza a fotografia autoral / Foto: Naná Gomes

Gustavo prioriza a fotografia autoral / Foto: Naná Gomes

O Projeto “Encontros com a Fotografia” entrevistou os artistas nos seus locais de origem e de trabalho, mostrando suas influências, buscando saber como se iniciaram na fotografia e os lugares que elegem para suas imagens. A iniciativa revela o Brasil pelos olhos de quem o registra. Uma prévia do trabalho fílmico pode ser conferido nos links abaixo:


Retirado de :http://www.janelacultural.com/?p=3409

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bienal de Istambu anuncia lista de artistas participantes...

Por: Rev.Brasileiros O brasileiro Victor Leguy está entre os selecionados para a mostra, que abre em setembro Adicionar  Os curador...