quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ministra da Cultura de Portugal quer entradas gratuitas nos museus



OBS: ESTE É UM EXEMPLO QUE DEVERIA SER SEGUIDO PELO BRASIL, COMO ESTRATÉGIA AO QUE CHAMAMOS EDUCAÇÃO PERMANENTE, NUM PAÍS ILETRADO, E DE POUCOS RECURSOS PARA AS POLÍTICAS CULTURAIS.



A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, afirmou hoje, quarta-feira, em Lisboa, que pretende criar condições para tornar gratuitas ao público as entradas nos museus e monumentos nacionais.

Em declarações à Lusa no final da sessão de apresentação do novo plano estratégico para o sector dos museus, que decorreu no Museu de Arte Popular, em Belém, a ministra manifestou-se favorável à entrada gratuita nestas instituições públicas que guardam o património do país.

"É o meu sonho tornar possível a entrada gratuita aos visitantes residentes em Portugal, assim que eu conseguir financimento paralelo que possa cobrir as receitas dos bilhetes", garantiu a ministra.

Questionada sobre o valor anual dessa receita, Gabriela Canavilhas avançou que as entradas nos museus e monumentos nacionais rendem sete milhões de euros por ano.

A ministra acredita nos resultados positivos desta medida, nomeadamente "no caso das famílias numerosas, que podem sentir-se mais motivadas a visitar os museus e monumentos" do país.

Por outro lado, "é uma prova de que o serviço público funciona por excelência", sublinhou.

Na intervenção pública, a ministra avançou que o orçamento para a cultura, ainda não aprovado, "vai ser melhorado" em 2010.

Gabriela Canavilhas também admitiu que existem "assimetrias" no investimento público no sector dos museus, com fundações como as que gerem o Museu Berardo e o Museu de Serralves a receber orçamentos elevados, enquanto os museus da rede nacional se defrontam com dificuldades todos os anos.

"Há desequilíbrios, mas estamos a estudar uma solução de financimento dos museus por via do cheque-obra", indicou a ministra durante a sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração