domingo, 31 de janeiro de 2010

Maria João Pires candidata ao primeiro Grammy português por DAVIDE PINHEIROHoje



RETIRADO DO D DE NOTÍCIAS PT http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1483235&seccao=M%FAsica


São hoje entregues as "grafonolas" mais importantes da música. Beyoncé é quem tem mais nomeações. A pianista portuguesa está nomeda em Melhor Interpretação Solista.

Numa cerimónia dominada pelas mulheres, Maria João Pires é candidata a trazer o primeiro Grammy para Portugal. A pianista está nomeada na categoria de Melhor Interpretação Solista pela edição de um duplo álbum dedicado a Frédéric Chopin. Concorrem pelo mesmo prémio a violinista Caroline Goulding, a guitarrista Sharon Isbin, a pianista Ursula Oppens e a jovem pianista chinesa Yuja Wang.
Quanto às restantes categorias, e sobretudo aquelas que dizem respeito ao mundo da pop, não espanta que seja uma cantora a recolher o maior número de nomeações. Beyoncé Knowles é candidata a dez estatuetas. Ainda assim, vale a pena levar muito a sério um nome que na Europa ainda está a milhas da popularidade que já goza em território americano. Taylor Swift é o grande nome da nova country e apesar dos tenros vinte anos e da figura frágil parece ser a única com pujança para impedir que Beyoncé junte ainda mais troféus aos muitos que já venceu. Em Dezembro, nos American Music Awards levou cinco prémios para casa quando o já falecido, mas nem por isso menos favorito, Michael Jackson era apontado unanimente como o favorito a vencer todos os ceptros para os quais estava indicado.
De resto, Beyoncé e Taylor Swift foram protagonistas de um dos episódios mais caricatos ocorridos em cerimónias do género num passado recente. Durante os MTV Video Music Awards, ambas estavam nomeadas na categoria de Melhor Vídeo Feminino. Venceu Swift mas durante o discurso de agradecimento, o sempre irreverente Kanye West irrompeu pelo palco para dizer que Single Ladies (Put a Ring On It), de Beyoncé, era "um dos melhores vídeos de sempre". Tudo isto perante o olhar pasmado de uma assistência maioritariamente constituída por nomes ligados ao show business. Swift não escondeu a tristeza mas a noite ainda não tinha terminado. Quando Beyoncé venceu o prémio de Melhor Vídeo, "dando razão" a Kanye West, chamou a cantora country ao palco para poder concluir os agradecimentos que havia deixado a meio. O rapper pediu desculpa na segunda-feira seguinte mas não se livrou de opiniões reprovatórias vindas de figuras como Pink, Miley Cyrus ou Katy Perry.
Ordenando os artistas por nomeações, Beyoncé é então candidata a dez prémios seguindo-se um pelotão onde, além de Taylor Swift, se encontram...Kanye West, Maxwell e os Black Eyed Peas. Estes últimos e Lady Gaga são, à partida, nomes que estão numa segunda linha de favoritismo partindo do princípio que os Grammys se sustentam nos resultados do mercado, sobretudo o americano. O primeiro troféu já foi, todavia, entregue na sexta-feira. Neil Young foi a Personalidade do Ano por ser "um exemplo de integridade artística e pela criatividade ao longo de quatro décadas", afirmou o Presidente da Academia Discográfica, Neil Portnow. Quanto ao famoso Prémio Polka deixou de constar da agenda.
Nem só de prémios se faz, contudo, esta cerimónia. Jamie Foxx e T-Pain com Slash e Doug E. Fresh; Drake, Eminem e Lil'Wayne com Travis Barker; um tributo a Les Paul com Jeff Beck e Imelda May; o elenco de 'American Idiot' com os Green Day; Beyoncé, Black Eyed Peas, Dave Matthews Band, Lady Gaga, Maxwell, Pink, Roberta Flack, Elton John e Jennifer Nettles (Sugarland) têm actuação confirmada. Simon Baker, Alice Cooper, Sheryl Crow, Kalye Cuoco, Placido Domingo, Robert Downey Jr., Wyclef Jean, Juanes, Miranda Lambert, John Legend, Jennifer Lopez, Lea Michelle, Chris O'Donnell, Katy Perry, Lionel Richie, Ryan Seacrest, Seal, Quentin Tarantino e Keith Urban estarão presentes na qualidade de apresentadores.
O AXN transmite a cerimónia para Portugal a partir da uma da manhã. Uma hora antes, arranca a emissão especial da Antena 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração