domingo, 20 de dezembro de 2009

Trancoso mostra ruralidade lusa


Trancoso mostra ruralidade lusa by Jornal de Notícias PT
2009-12-17
O festival de cinema Olhares Sobre o Mundo Rural, que começa amanhã, sexta-feira, em Trancoso, é considerado uma "mostra única" sobre a temática da ruralidade em Portugal, e tem na quarta edição o tema "Fronteira e memória".

Além disso, neste ano, pela primeira vez, selecciona dois autores espanhóis.

Promovido pelo Cineclube da Guarda, em parceria com a Associação Luzlinar, o certame, que decorre no Teatro do Convento, vai passar oito metragens em dois dias, com destaque para a antestreia do filme "Tourada", do realizador Pedro Sena Nunes.

A iniciativa nasceu em 2006, com o subtítulo "Serões de cinema" e em parceria com a Associação Aldeia, explicou António Godinho, presidente da direcção do Cineclube da Guarda, acrescentando que o pretexto para a criação do festival foi o "cruzamento dos olhares no cinema sobre a ruralidade em Portugal".

"A particularidade deste festival é ser o único que se realiza em Portugal sobre esta temática", salientou António Godinho, coordenador da programação nesta edição, explicando que nestas mostras se têm "procurado apresentar registos documentais sobre um universo em vias de desaparecimento: a ruralidade".

"Espera-se com este certame dar a conhecer facetas menos conhecidas da ruralidade. Ou seja, das gentes que a habitam, da paisagem, mas também das adjacências económicas: exploração do subsolo, o contrabando, os espectáculos, etc.", afirmou o também advogado António Godinho.

"Nesta edição, destacaria a primeira apresentação do filme 'Tourada', de Pedro Sena Nunes, rodado na raia sabugalense, a passagem de 'Cordão verde', de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres, recém-nomeado para o Festival de Locarno, ou a apresentação de dois filmes de António João Saraiva, um jovem realizador natural de Trancoso", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração