quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cesaria Evora retorna com um novo álbum

foto pour Le liberation Paris
Leia mais em http://monlibe.liberation.fr/avantages/detail/47
Texto traduzido e adaptado por Paulo Vasconcelos

Após três anos de espera, Cesaria Evora retorna com um novo álbum :"Nha Sentimento",ao mesmo tempo com canções graves e leves. Ele executa coladeras, canções catchy feita para dançar, os blues de Cabo Verde, sua voz diferenciada leva o ouvinte inexoravelmente ao prazer da escuta

Gravado na primavera de 2009 entre o Mindelo, na ilha de São Vicente, onde ela começou sua carreira, em Paris o álbum é produzido por José da Silva e arranjado por Nando Andrade, pianista e maestro de Cesaria. No Nha Sentimento sentimentos Nando tem trabalhado para encontrar essa maneira de tocar instrumentos de percussão peculiar aos músicos do Mindelo, nos anos 50 e 60, muito antes da música de Cabo Verde começar a ser exportada e ser influenciado por novas formas musicais.
Para mornas, José da Silva queria destacar as influências árabes reivindicada por alguns autores, incluindo Manuel Novas ou Vasco Martins,foi pedido Fathy Salama para escrever os arranjos de cordas, gravado no Cairo, com a Orquestra de Cairo, dirige. Esta langor oriental dá uma voz particularmente nostálgica de Cesaria.

Nha Sentimento carrega-lhe emoções profundas que não pode dissipar as peças , mas muitas vezes graves em seus temas, onde a alegria da vida muitas vezes superam a tristeza, e desejo. Quando isso não for o caso, as letras refletem um fatalismo....

Vítima de um derrame em 2008, durante sua turnê australiana, Cesaria continua seu caminho. Ela entrou no palco na última primavera. Sua saúde está muito bem: ela perdeu peso, o que não quer desagradar a ele, e é obrigada a seguir uma dieta rigorosa, mas ainda fumo, incluindo a fase em que ela pode!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração