terça-feira, 10 de novembro de 2009

Museu do Gonzagão ainda está em discussão



Editor Marcelo Pereira Editor-assistente Flávia de Gusmão

JORNAL DO COMERCIO RECIFE http://bit.ly/31uj6a




A construção de um museu e complexo cultural dedicado à obra e à história de Luiz Gonzaga no Recife continua ainda em discussão no âmbito do Ministério da Cultura. Um dos entusiastas da ideia é o pernambucanos mais ilustre no poder: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estimulou a iniciativa e cobrou um projeto urgente ao governador Eduardo Campos e ao ministro da Cultura, Juca Ferreira.

A estimativa extra-oficial é de que o governo poderia investir até R$ 25 milhões no complexo, que seguiria a linha de museus interativos, como o da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, em São Paulo. “Queremos fazer um grande museu com novas tecnologias”, diz Juca Ferreira. O Museu do Gonzagão deverá seguir a política do MinC de investir na diversidade cultural no país. “Queremos construir grandes equipamentos culturais fora do eixo Rio-São Paulo”, complementa o ministro.

O projeto, que tem como base texto propositivo do antropólogo Antônio Risério, deve ser realizado pelo governo federal em esquema de parceria com o governo de Pernambuco. A data para a apresentação do projeto e início das obras ainda não está definida, assim como os responsáveis pelo desenvolvimento da concepção arquitetônica. Juca Ferreira diz esperar resolver a questão ainda neste mês. A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo, foi contactada pela reportagem, mas somente ficou de se pronunciar hoje sobre o projeto, segundo sua assessoria.

Pernambuco já tem dois equipamentos culturais dedicados à Luiz Gonzaga. O Parque Aza Branca, em Exu, onde nasceu o Rei do Baião, estava precisando de reparos urgentes no telhado, que corria o risco de desabar. A Fundarpe assinou um convênio com a ONG que o administra para fazer um levantamento do acervo e das necessidades de obras físicas. No Recife, fica o Memorial Luiz Gonzaga, no Pátio de São Pedro, que mantém cursos e promove eventos, mas dispõe de poucos recursos da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração