domingo, 15 de novembro de 2009

REVISÃO DA MPB EM PORTUGAL

http://bit.ly/4kpxUt
Retirado do Diário de Notícias PT


Depois de se apresentar em Cabo Verde e Guiné-Bissau, o espectáculo criado pelo embaixador Lauro Moreira chega a Portugal.

Começa hoje em Borba a digressão do grupo musical Solo Brasil, que traz a Portugal um espectáculo que apresenta um panorama histórico da música popular brasileira ao longo de mais de um século. Pela voz da cantora Maria Eugênia passam mais de 50 canções, desde Chiquinha Gonzaga até aos sons do chorinho, do samba, do frevo e da bossa nova.

Num projecto de divulgação cultural, apoiado pelos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura do Brasil, pela Fundação Inatel e pelas câmaras municipais locais, o show Solo Brasil - Uma viagem através da música do Brasil foi criado em 1999 por Lauro Moreira, actual embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Este será o culminar da extensa programação cultural promovida pela Missão do Brasil em Portugal em 2009", disse Lauro Moreira, que dirige o espectáculo e actua como narrador, contextualizando as várias épocas e fases da música popular brasileira.

O espectáculo é composto também por narrativas e referências visuais através de imagens de época dos maiores cantores e compositores do Brasil.

O grupo Solo Brasil já se apresentou em 16 países - como Argentina, Jamaica, Alemanha, Marrocos, Espanha, França, Estados Unidos etc. -, confirmando que a música brasileira encontra eco em variadas culturas.

Para assinalar os dez anos deste grupo musical brasileiro, a actual digressão teve início em Cabo Verde, passou por Guiné-Bissau e a partir de hoje inicia a rota por terras portuguesas de sul a norte.

Os espectáculos terão lugar em Borba (hoje), Évora (18), Portel (19), Gouveia (20), Águeda (21), Almada (22), Oeiras (30) e Guimarães (03/12).

Em Lisboa, o grupo apresentar--se-á no Teatro da Trindade nos próximos dias 26, 27, 28 e 29; no Porto, decorrerá na Casa da Música a 4, 5 e 6 de Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração