terça-feira, 20 de outubro de 2009

50 anos de Brasília evocados em exposição de fotografias


or NYSSE ARRUDAHoje

Fotografias da construção e inauguração de Brasília, há 50 anos, a bordo de navio-escola

Diário de Notícias Lisboa
De amanhã até sexta-feira, das 14.00 às 17.00, o navio-escola Brasil, da Marinha Brasileira, estará atracado na Doca do Jardim do Tabaco, em Lisboa, com uma exposição inédita a bordo - Brasília 50 Anos - aberta ao público.
Trata-se uma mostra de fotografias da construção de Brasília, de autoria de renomados fotógrafos, inéditas imagens da inauguração da cidade em 1960 e ainda fotos actuais da capital brasileira, que completou 50 anos, a mostrar os novos monumentos de Oscar Niemeyer.
A curadora da exposição, a argentina naturalizada brasileira Mercedes Urquiza, foi uma das pioneiras na época da construção de Brasília quando para lá se mudou em 1957, e foi testemunha de todo o processo de construção da nova capital no planalto central do Brasil. A exposição foi apresentada recentemente no Aeroporto Internacional Juscelino Kubis- tcheck, em Brasília, e anda a correr mundo a bordo do navio-escola brasileiro que agora faz escala em Lisboa, na sua viagem de instrução de oficiais da Marinha Brasileira.
"Levar a história da fundação da capital federal às nações amigas é uma forma de agradecer por tudo o que Brasília me proporcionou", disse Mercedes Urquiza, que estará disponível para as visitas guiadas à exposição. A inédita iniciativa tem sido desenvolvida desde 2007 com o apoio da Eletrobrás e Petrobrás, além do Hotel Sheraton em Lisboa.
Tags: Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bienal de Istambu anuncia lista de artistas participantes...

Por: Rev.Brasileiros O brasileiro Victor Leguy está entre os selecionados para a mostra, que abre em setembro Adicionar  Os curador...