sábado, 10 de outubro de 2009

Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente


Ensino de artes visuais : experiência estética e prática docente
URI http://hdl.handle.net/10183/12854
Autor Capra, Carmen Lúcia
Orientador Pillar, Analice Dutra
Co-orientador Rossi, Maria Helena Wagner
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Palavra-chave Artes visuais
Prática docente
[en] Aesthetic experience
[en] Teacher practice
[en] Teaching the visual arts
Resumo Esta dissertação alia-se às discussões contemporâneas da arte/educação, entendendo o professor como produto e produtor de significados por meio de sua experiência estética. Propõe uma compreensão de como o professor articula as suas experiências estéticas com a docência em artes visuais, através de estudo de caso – seis professoras da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS – e abordagem qualitativa. Fundamenta-se teoricamente na reflexão sobre os pensamentos moderno e pós-moderno na arte, na educação e no ensino de arte, considerando ainda os conceitos de experiência e de experiência estética. A pesquisa evidencia, em seu desenvolvimento, que o ensino contemporâneo de artes visuais constitui-se, de forma heterogênea, tanto de aspectos da pós-modernidade como da modernidade, assinalando que a experiência estética docente tem potencial para atuar positivamente na construção do conhecimento artístico na escola em consonância com a complexidade do mundo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração