terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um Dali quase nunca visto

La fundación que lleva el nombre del pintor ampurdanés ha adquirido este óleo pintado por los dos lados-

Los expertos creen que este cuadro es un estudio para 'Muchacha de espaldas', una de las obras más célebres del pintor, que se encuentra en el Museo Reina Sofía- EFE
A Fundação Gala-Salvador Dalí apresentou hoje a mais recente adição à obra do artista, uma pintura de suas primeiras épocas-óleo- pintado em ambos os lados, advinda de uma coleção particular que desde 1925 só havia sido mostrada em público no Ano Dalí Retrospectiva em 2004. O diretor do Teatro-Museu Dalí, Antoni Pitxot, e o diretor do Centro de Estudios Dalí, Montse Aguer, explicaram que ele está de volta e figuras Ninfas e damas em uma fonte de jardim, duas pinturas que o gênio Empordanese qu dividm o mesmo suport, um desenho pintado em ambos os lados de 74,5 x 53 cm. Em uma uma cena lúdica de grande lirismo, o retrato de um outro de Anna Maria, a irmã do pintor.


Os especialistas acreditam que esta pintura é um estudo para 'Girl's Back', uma das mais famosas obras do pintor, que é encontrado no Reina Sofia-EFE


O primeiro que foi pintado foi Ninfas e as Damas de uma fonte do jardim, que faz parte do tema da festa de outras obras criadas em torno de 1921. De acordo com especialistas na obra do artista não se sabe por que o levou a tomar o outro lado do cartão, mas lembrou que não era a primeira vez que ele o fz. Também não é a primeira vez que Anne Marie serviu como tema da obra de Dali desde os primeiros retratos de sua irmã que são datados de 1923, e este retrato particular, a figura de volta, é datada de 1925 e inscrita na esteticamente Italianizante atua,l chamado retorno à ordem.

De acordo com Montse Aguer, certamente o artista pintou durante os períodos de férias, quando Ana Maria fez posar para ele. O trabalho apresenta muitas semelhanças com a Girl's Back, pintado no mesmo ano e pertence à coleção do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid. Ana Maria aparece nestes dois trabalhos, usando as mesmas roupas, o cabelo amarrado de forma idêntica e sentando-se para trás enquanto o observador. Desde a fundação, considero esta imagem como um prelúdio para a pintura do Reina Sofia, porque a pose do modelo, a queda do vestido, o cabelo encaracolado, ou a privacidade do ambiente quotidiano da casa de Cadaques.

Desde 1991, a Fundação Dalí realiza uma intensa aquisição de obras. No geral, ela incorporou em seus fundos de mais de 300 peças, que têm atualmente um valor acumulado de mais de 30 milhões de euros, financiados integralmente por sua atividade. O jogo duplo pode ser visto no Salão do Peixarias, no Museu Dalí em Figueres, a partir de meados de novembro.
by El Pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração