terça-feira, 20 de outubro de 2009

Manfredo Souzanetto abre mostra de pintura em BH


by uai http://bit.ly/290gga

Walter Sebastião - EM Cultura


Obra de Manfredo Souzanetto
O mineiro Manfredo Souzanetto há décadas vem realizando obras que puxam a reflexão pela experimentação. Nesta quinta, o artista abre exposição na Quadrum Galeria de Arte, com trabalhos em formato tradicional da pintura: retângulos e quadrados. É, explica, “uma parada para pensar”, até para não ficar repetindo ou diluindo o já feito. Agora, acrescenta, são cor e linha estruturando formas e espaços. Abstrações geométricas, que, no limite, são evocação de “paisagens urbanizadas”, inclusive com motivo histórico dessas formas: a sugestão de janela.

As obras foram realizadas entre 2007 e 2009 e têm os mais diversos formatos, incluindo os bem pequenos, que, ele observa, são desafio de dizer muito com o mínimo. “Tamanhos diferentes estão permitindo relações espaciais e de cores diferentes do que fiz”, conta. Formatos “mais comportados”, que vêm com “profusão de cores”, outra novidade quando se considera longa dedicação aos tons terrosos, vindos do uso de pigmentos naturais, que, agora, estão misturados com os industriais. O artista avisa que não considera cor viva sinônimo de alegria, nem tons mais baixos, tristeza. “A cor é infinita. Há sempre nuances a serem descobertas”, afirma.

Para Manfredo, “pintura não é drama, mas tem a dramaticidade de linguagem que foi muito abandonada pelos artistas.” Lembrando que o momento é de imposição da moda, do mercado e das tendências, que acabam direcionando os artistas, ele afirma que “arte é um dos poucos campos de liberdade possível.” Lamenta que, no Brasil, quem pinta é muito patrulhado. por isso, “um jovem artista que quer pintar vai enfrentar dificuldades, o que não o impede de construir carreira com a linguagem.”

Manfredo Souzanetto
Mostra de pintura. Abertura quinta-feira (8/10), a partir das 19h, na Quadrum Galeria de Arte, Av. Prudente de Morais, 78, Cidade Jardim, (31) 3296-4866. De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Até dia 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoril com narração